POR QUE ESCOLHER A BYTE FACTORY?

Além de oferecer 100% de ferramentas e serviços personalizados, nossa equipe tem o foco na alavancagem do seu negócio, informando e auxiliando sua expansão.

CONTATO
  • End.: Av. Jose de Souza Campos, Nº 1.815, cj 1.202
    Campinas-SP CEP 13025-320
  • Tel: +55 19 3795-4460 / 4461 / 4462 / 4463
  • Email: atendimento@bf.net.br

Extensões aos campos exibidos

Extensões aos campos exibidos

Esta nota objetiva desenvolvimento de sites via ServAICS e WebAICS.
Um processamento muito utilizado no serviço Web do AICS é o controle de páginas a partir de gabaritos. Este procedimento isola, ou pode isolar, o layout do processamento. Os modos mais comuns de desenvolvimento de sites, ASP, PHP etc, misturam visual e códigos de processamento num único objeto.
É claro que o AICS permite este mesmo tipo de desenvolvimento integrado, mas a separação dá grandes ganhos: deixa o layout livre para ser alterado sem interferência nas regras E deixa as regras livres para serem ajustadas sem influenciar o layout. Vários sites podem seguir as mesmas regras e terem visuais completamente diferentes.
Nos gabaritos, o comando de "menor" seguido do símbolo # indica uma abertura de TAG e ele deve ser fechado com um símbolo de "maior".
O que é muito pouco explorado é a possibilidade de alteração da saída em função do conteúdo existir ou não e mesmo sua formatação. Assim, vamos exemplificar um tag chamado ENDERECO. Se ele existir, o projetista do site gostaria que saísse impresso "End." antes do endereço, mas não quer mexer nas regras de negócio. Para isso, ele muda o tag para:
End. ENDERECO Tudo que estiver dentro do @IF significa "apareça apenas se houver conteúdo". Da mesma forma, se ele quisesse que saísse um texto caso o endereço não exista, ele utilizaria:
End.: ENDERECO Um outro recurso é o de formatação de números e datas. Por exemplo, se quisesse que um preço fosse impresso com 2 casas decimais sempre, poderíamos inserir o tag assim:
PRECO
Se uma data tivesse que sair com dia, mês e ano com 2 dígitos cada, poderíamos utilizar:
NASCIMENTO
Se um número tivesse que seguir a regra de formatação "americana"
(com . separando as decimais), pode-se utilizar o seguinte comando independentemente das configurações regionais do servidor:
PRECO