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Novo agrupamento de fases em etapas

25/11/2020 em PROJETOS

A estrutura do Controle de projetos possui fases como segundo nível, em cada fase, podemos incluir materiais, equipamentos, mão-de-obra e serviços.
Nessa atualização do sistema, criamos um classificador superior, acima de fases, mas abaixo do projeto, que foi denominado como Etapas.
Com isso, será possível agrupar fases, que são mais detalhadas, em etapas que podem ser mais adequadas em determinadas aplicações.
Esse recurso será ampliado nas próximas publicações.

Ajuste de datas dos recursos previstos em fases dos projetos

17/09/2019 em PROJETOS

O módulo de Projetos do AICS permite gerenciar de forma individual cada uma de suas fases.
Vinculado a cada fase, podemos ter materiais, recursos humanos, equipamentos ou qualquer terceirização.
Um dos atributos desses vínculos é a data prevista de sua utilização. Essa data deveria estar sempre dentro do intervalo entre a data inicial da fase e sua data final.
Quando as fases são manipuladas, por exemplo, segundo o diagrama Pert, pode ser que as datas dos vínculos fiquem fora do intervalo da fase.
Nessa atualização do sistema, a cada alteração dos dados das fases, será feito um ajuste automático das datas dos vínculos. A escolha foi colocar a data de uso do vínculo na data de início da fase. Se essa regra não estiver adequada à sua aplicação, basta editar livremente as datas de utilização.

Fechamento financeiro de projetos alterado

30/09/2016 em PROJETOS

Um projeto (que pode apresentar uma nomenclatura local diferente, como obra, estudo etc) apresenta uma previsão de fechamentos de acordo com as realizações e pelo cronograma. Além disso, as fases podem conter itens que são financiados diretamente pelo patrocinador.
Nessa atualização do módulo, a previsão das fases passa a ser pelo valor global menos a soma dos insumos previstos para o patrocinador. Na prática, a média das previsões fica bem mais próxima da realidade com essa alteração.
Aproveitando a revisão do módulo, a gravação dos prazos elaborados no diagrama PERT foi alterada e está gravando corretamente em todas as situações.
Uma vez o cronograma definido em diagrama PERT, incluindo as otimizações por caminho crítico, todos os desdobramentos (físicos, temporais e financeiros)
são imediatamente atualizados.

Fechamento de projetos por quantidade realizada

16/11/2015 em PROJETOS

O módulo de projetos apresentou uma expansão do processo de fechamento financeiro. As seguintes novas características foram criadas:
* Em fases, adicionamos a quantidade, valor e unidade de medição. Esses valores podem estar associados diretamente a algum estudo prévio elaborado a partir do módulo comercial e de engenharia.
* A nova unidade de medida substituirá o percentual, que era a unidade padrão. Nos apontamentos, essa unidade aparecerá durante a entrada de dados visando registrar as quantidades realizadas de cada fase.
* Na aba Financeiro do projeto, a opção Fechamento foi expandida. Agora, se os campos de valores e quantidades das fases forem preenchidos, o Aics irá consistir se o valor do projeto está de acordo com as fases. Ainda, se o projeto apresentou compras pagas pelo patrocinador, seus valores serão descontados do fechamento dentro do mesmo período.
* Como extensão ao cronograma do projeto, o fechamento financeiro expandirá, como previsão, os valores pendentes e quantidades ainda não realizadas segundo o cronograma definido nas fases.

Informação detalhada de realocações

11/11/2013 em PROJETOS

Um projeto possui insumos, pessoal, equipamentos e serviços associados. Dentro de insumos e serviços, é possível que ocorram realocações visando flexibilizar o orçamento. Nesta atualização do sistema, na aba Comprar de Projetos, as opções de realocação irão registrar quais as origens e destinos dos valores realocados. Estas informações foram inseridas no relatório analítico de projetos.

Compras de projetos com opção de pagamento pelo Patrocinador

05/10/2013 em PROJETOS/COMPRAS

Apenas para normalizar o procedimento de compras, quando as aberturas dos processos ocorrerem pelo módulo de projetos, a opção de pagamento pelo patrocinador passa a ser ligada como padrão.

Nova função para personalizar andamento de projetos

05/10/2013 em PROJETOS

O padrão do Aics no módulo de projetos é incrementar o andamento dos status das fases e, ao final, da fase pelo andamento global dos status.
Caso as tabelas de status das fases sejam personalizadas e este andamento não possa ser o padrão, declaramos uma função callback (chamada pelo Aics) que poderá proibir que a atualização padrão seja feita. Esta rotina é chamada toda vez que um novo apontamento for gravado. Sua sintaxe é:
Function AICS_IFUPDATEPROJ(Codusu:String):boolean Onde CodUsu é apenas o código do usuário que está recebendo o apontamento. Esta rotina ainda será chamada no momento de uma gravação, isto é, o dado poderá não estar ainda gravado no banco de dados.

Recurso para alocar RH em Projetos

01/07/2013 em PROJETOS-RH

No AICS, pode-se definir os projetos e, dentro dos locais, definir as disponibilidades dos funcionários. Quando um registro de atividade é feito (apontamento), ocorre a ligação entre as atividades, tempos e os projetos. Mas, esta ligação é do tipo registro já realizado, sendo mais complicado o controle de atividades previstas na mesma tela. Com o objetivo de facilitar a programação dos recursos humanos nos diversos projetos em andamento, em locais, abrimos uma nova aba denominada Alocação em Projetos.
Basicamente, são 2 grades de seleção. À esquerda, podem-se filtrar os funcionários dentro do prazo de programação desejado. À direita, seleciona-se o projeto alvo e pode-se alocar estes funcionários (deve-se selecioná-los na grade para isso), no período desejado, ao projeto, bastando um duplo clique no nome do projeto.
O efeito disso é uma indicação, na tabela de alocações, do projeto no qual espera-se que o recurso seja utilizado. Para os desenvolvedores em AICS, a tabela APONTRESERV foi expandida com novas colunas indicando o projeto.
Isto é, este recurso permite facilitar a integração dos apts de campo com a previsão administrativa de cada projeto.
Importante que não ocorre réplica. Se um mesmo recurso (pessoa) for alocado dentro de um mesmo período a mais de um Projeto, o último é que será válido. As alocações já devem estar criadas dentro do controle de funcionários de cada local para serem selecionados.

Edição da previsão financeira dos projetos

08/12/2011 em PROJETOS

O controle financeiro de projetos é bem específico e um conjunto de regras fixas deixaria o processo de previsão muito complexo. Por isso, alteramos a aba de previsão financeira dos Projetos (visível apenas com direito GERENCIAL, atenção a este detalhe), de tal forma a permitir a edição dos vencimentos, valores e descrições das parcelas geradas. O sistema não permitirá editar parcelas que estejam com cobrança em andamento (processadas) ou que já estejam pagas. Ainda, para editar, o projeto deverá estar em modo de edição e não poderá estar em modo de inserção.

Facilitador para criar cotações pelos projetos

05/12/2010 em PROJETOS

Uma vez que abrimos a sugestão do fornecedor indicativo nos insumos dos projetos, tendo como padrão este novo recurso, criamos uma aba em projetos denominada "Comprar" com o objetivo de facilitar a criação das cotações das compras previstas.
Adicionamos alguns filtros que irão facilitar as especificações, por exemplo, data prevista de utilização, fases que devem ser consideradas na análise e até mesmo um filtro de um único fornecedor. Esta análise não irá adicionar insumos que já estejam sendo consumidos, isto é, que já estejam com alguma quantidade realizada indicada (isso é alimentado pelos Apontamentos - RCC).
A criação das cotações será agrupada por fornecedor, sendo que os insumos que não apresentem a sugestão do fornecedor serão criados em cotações individuais.

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